Cresce o número de redes de franquias que se internacionalizam

Segundo dados da ABF, abrir unidades no exterior ajuda as redes a manterem seu crescimento. Hoje já são 163 franquias com operações fora do país

Considerada uma alternativa para manter o crescimento, a internacionalização já é uma realidade para muitas franquias. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), os desafios econômicos no mercado nacional nos últimos quatro anos, associado ao desejo por um novo patamar de expansão e o intercâmbio promovido pela ABF em parceria com a Apex Brasil, alavancaram ainda mais o processo de internacionalização de franquias brasileiras. Um estudo já consolidado de 2019 indica que há 163 redes nacionais com operações em 107 países. Em 2018, era 145 redes, em 114 países. 

Os Estados Unidos permanecem sendo o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 67 redes operando localmente. Portugal se mantém como o segundo país mais procurado, com 44 marcas, de acordo com a Instituição.

Entre redes que optaram por iniciar sua internacionalização, está a SuperGeeks, primeira e maior escola de programação e robótica para crianças e adolescentes do país, que iniciou o planejamento de internacionalização em 2018, e logo abriu sua primeira unidade no exterior, em Portugal, em 2019. A rede espera inaugurar 20 unidades no país até 2020. Além de Portugal, a SuperGeeks também quer expandir para os Estados Unidos, regiões de língua espanhola e já tem demanda para o Japão. A marca oferece modelo de negócio para o exterior, cujo investimento inicial é de 55.000 EUR.  

O N1 Chicken – marca brasileira, trabalha exclusivamente com delivery, é outra rede que decidiu se internacionalizar, iniciando o processo em 2019. A rede conta com 104 unidades comercializadas no Brasil e uma em Portugal. A meta da rede é consolidar no Brasil e em Portugal antes de expandir para outros países. 

Sobre a SuperGeeks

Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 5 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores. A rede oferece três tipos de cursos: Regulares (Ciência da Computação, Robótica, SuperMath ou SuperKids – semestrais/anuais), Extras (Youtuber, Programação em Roblox ou Programação no Minecraft – bimestrais) e QuickCodes (Criando Games 2D ou Robótica com Arduíno – mensais).

Com mais de 60 unidades em operação no país, a marca inicia seu projeto de expansão dentro do Brasil e em outros países, como Portugal, Estados Unidos, Japão e regiões de língua espanhola. A rede oferece modelos de negócios com investimentos que variam entre R$ 22mil e R$200 mil.

Para saber mais, acesse http://supergeeks.com.br/

Sobre N1 Chicken

O N1 Chicken é uma marca brasileira, trabalha exclusivamente com delivery e se apoia em três pilares para conquistar um número cada vez maior de clientes: criatividade, colaboração e simplicidade. O carro chefe da marca é a produção de frango frito, preparado a partir de alimentos e condimentos de alta qualidade: temperos exclusivos, 100% naturais e de origem brasileira.

Informações para a imprensa:

LuckyCom

Adriana Guedes

Ana Paula Lima

Patrícia Buzaid

Tel.: (11) 5573-4777

lucky@luckyassessoria.com.br
www.luckycom.com.br