Franquias participam pela primeira vez da ABF Expo

O maior evento de franquias da América Latina acontece neste ano de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte (SP)

 

Em ano de incertezas políticas e cenário econômico instável, algumas redes de franquias optaram por se manterem otimistas e continuaram investindo em diversas iniciativas, principalmente, aquelas que não foram feitas em anos anteriores. Isso porque querem contribuir para a expansão de suas marcas e do setor, que vem se recuperando gradualmente. É o caso da SuperGeeks e do Instituto Gourmet, que participam pela primeira vez da ABF Expo 2018 – maior feira de franquias da América Latina, que acontece entre os dias 27 e 30 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Até então, mesmo contando com quase 50 unidades espalhadas pelo Brasil, a SuperGeeks – primeira e maior escola de programação e robótica para crianças e adolescentes do país, nunca havia realizado investimento na expansão da marca. A marca inicia então seu projeto de expansão e internacionalização. “Todos os nossos atuais franqueados vieram de forma orgânica, ou seja, nos conheceram por conta dos nossos cursos ou pela internet, se identificaram com o modelo de negócios e se tornaram franqueados”, revela Marco Giroto, fundador da SuperGeeks.

Enquanto outras redes tiveram que focar seus investimentos na expansão e venda de franquias, a SuperGeeks focou na qualidade, em seu sistema de ensino e seu projeto pedagógico, bem como em seus cursos. “Por termos sido os primeiros, não tivemos que nos preocupar em atrair franqueados e pudemos concentrar nossos esforços em criar o melhor sistema de ensino do mundo neste segmento. Agora podemos direcionar parte de nossos esforços para a expansão de fato, dentro do Brasil e em outros países, iniciando por Portugal, Estados Unidos e regiões de língua espanhola, já com demanda para o Japão”, declara Vanessa Ban, fundadora da SuperGeeks.

Durante o evento, a rede apresenta as novas modalidades de negócios que incluem investimentos baixos (a partir de R$ 22 mil). No total, são seis modelos: InSchool, Master, MasterClass, GeekTruck, Franquia Small e Franquia Padrão.

Além de ser a primeira do segmento no Brasil, tornando-se uma das pioneiras no mundo, a SuperGeeks também é a maior em número de alunos, com mais de 5 mil crianças matriculadas atualmente em seus cursos regulares. Os alunos da SuperGeeks têm entre 5 e 17 anos e fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.

Para a fundadora do Instituto Gourmet, Lucilaine Lima a retomada de fôlego do setor de franquias tem relação ao fato de que o brasileiro consegue ver oportunidade diante a crise. “Hoje a busca de capacitação é a chave principal do crescimento para qualquer profissional, por isso acreditamos na importância do Instituto Gourmet. Nosso método é único, pois focamos no aluno empreendedor”.

A maior rede de cursos de gastronomia do país ingressou recentemente no franchising e também participará pela primeira vez da ABF Expo. A expectativa é de propagar a marca acelerando o projeto de expansão para outras regiões do país, apresentando novos cursos e um modelo de negócio atrativo.

Hoje o Instituto Gourmet conta com 30 unidades comercializadas e já faturou mais de R$ 5 milhões. Para a empresária, o sucesso da rede se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional”, finaliza Lucilaine. O Instituto Gourmet oferece um ensino qualificado com técnicas da cozinha clássica e contemporânea, de forma atual e descontraída.

Ambas as redes fazem parte de segmentos que só crescem no franchising, o de educação, gastronomia e tecnologia.

Veja como foi o crescimento do franchising no primeiro trimestre

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), primeiro trimestre deste ano, a receita do segmento registrou um crescimento nominal de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões para R$ 38,762 bilhões. No total, nestes primeiros três meses, já são 144.527 unidades de franquias no país, uma elevação de 0,9% no número de empregos diretos do setor.

Expectativas do setor para este ano

Com base nos dados do 1º trimestre de 2018, a ABF revisa suas projeções para o fechamento do ano. A entidade projeta que o crescimento do setor deve ser entre 7% a 8% em termos de faturamento, 3% em número de unidades, 3% em volume de empregos diretos e que o número de redes franqueadoras deve ser estável.

 

Informações para a imprensa:

Lucky Assessoria de Comunicação

Adriana Guedes / Ana Paula Lima

Tel.: (11) 5573-4777

lucky@luckyassessoria.com.br

www.luckyassessoria.com.br

Tags

top