Jovem empresária lança nova rede de joias e semijoias, de olho nas microempreendedoras

A empreendedora, Carla Atanázio Vetorasso detectou um nicho de mercado para expandir a marca Leonora que já atua com três modelos de negócios

Carla Atanázio Vetorasso sempre gostou de joias. “Me encanta as combinações de visual que podemos fazer com bons acessórios”, conta. A jovem empresária atuava na área de saúde e resolveu trocar de segmento logo após os primeiros meses de trabalho paralelo com semijoias. “Comecei a oferecer para as mulheres da minha família, depois para minhas colegas de trabalho e percebi que todas se apaixonavam pelo produto.” Quando houve real crescimento do negócio, Carla começou a ter procura de suas amigas para revenderem seus produtos e enxergou no ramo de franquias uma saída para repicar seu negócio, oferecendo assim, oportunidade a outras mulheres de alcançarem a independência financeira, trabalhando num setor voltado para elas.

A receber o contato de um grande fabricante de semijoias, que queria montar uma franquia, veio a ideia de lançar no mercado a Lenora – Franquia de Joias e SemiJoias – pensada para empreendedoras que não têm um grande capital de investimento.

Como mais uma marca do Grupo Teaser Franchising, a microfranquia custa apenas R$19.900,00, já com estoque inicial. Segundo Carla, com a venda do primeiro estoque, especialmente escolhido para o mês inicial de operação, a Executiva Lenora recupera 75% do investimento. Um dos segredos de sucesso é que a franqueada atua com produtos de altíssima qualidade, com garantia e beleza ímpar.

“Queremos dar a oportunidade a muitas empreendedoras de terem sua independência financeira, trabalhando com um produto que cativa, só de olhar”, afirma Carla.

A marca atua com três modelos de negócios. Executiva Lenora, Quiosque e Loja de Shopping. No modelo de franquia home based – o que tem mais procura por nossas parceiras – a Executiva Lenora pode atuar de sua residência, o que ajuda a conciliar com outras tarefas ou profissão. Além do estoque inicial, a Executiva recebe um Kit Inicial de Operações, contendo Maleta, expositores, cartões de visita, folders, catálogos, agendas, canetas e outros, além de um exclusivo Aplicativo de Gestão e Controle, que a franqueada pode baixar diretamente do Google Play Store.

“Não é de hoje que acreditamos em modelos compactos de negócios. O pequeno e médio investidor deve ter oportunidade de crescimento com uma marca estruturada e vários departamentos à sua inteira disposição. E é isso que a Lenora vem para oferecer”, conclui Lucas Atanázio Vetorasso, marido de Carla e diretor da Teaser Franchising, empresa responsável pela formatação e expansão da marca.

Sobre a empreendedora

Carla é casada com Lucas, nasceu em São José do Rio Preto, estado de São Paulo, em 5 de agosto de 1988. Estudou a maior parte da sua vida em escolas públicas e é formada em Técnica de Enfermagem na Uniterp. “Descobrir vocação, para algumas pessoas, é uma tarefa difícil. Desde criança senti que minha vocação era grande por cuidados com as pessoas. Sentia, desde cedo, vontade de cuidar, examinar, entender”, disse a empreendedora.

Carla acredita que curiosidade e cuidados são adjetivos comuns em quem procura a área da saúde. Depois dela passar por vários hospitais e se especializar no atendimento de centro cirúrgico, outra profissão a despertou. Também, desde criança, foi muito interessada por moda. Gostava de maquiagem, roupa, joias e semijoias. Mas nem sempre foi muito vaidosa. Gostava muito de criar peças, brincar com variações de roupas. Mais de criar do que usar até! Quando surgiu a oportunidade de vender semijoias, enxergou um grande potencial, principalmente porque no hospital onde ela trabalhava, as profissionais eram, em sua maioria, mulheres. Daí, não pensou duas vezes, começou a vender um pouquinho de cada vez. Das suas colegas, expandiu para família, vizinhança, até que a sua  clientela começou a aumentar.

Quando indagada sobre sua maior dificuldade para empreender, Carla destacou que foi sua timidez.  “Não há vendedor (de sucesso) tímido, não é mesmo? Mas tentei buscar outro fator a meu favor. As escolhas de peças. Antes mesmo de desenhar as peças, eu escolhia todas a dedo. Depois, quando aumentou meu campo de atuação, comecei a pedir formas especiais, desenhar, até que nos transformamos na LENORA. Nessa época, percebi que se tivesse peças de qualidade e beleza, a venda acontecia naturalmente. É muito mágico a maneira como nós nos enxergamos com as peças antes mesmo de compra-las. Já criamos todas as composições possíveis das joias com nosso guarda-roupa. O que fica bom com o que e o que não fica. Venci a timidez desta maneira”, relatou a empreendedora.

Carla acredita que sua inspiração venha dia a dia. “Parece clichê, mas é verdade. Não é de hoje que as mulheres são multifuncionais. Fazemos 10 coisas ao mesmo tempo, e fazemos direito! A minha inspiração vem da mulher independente, mas também da mulher que quer se sentir menina. Vem da beleza, das cores, dos sorrisos, das roupas e sapatos, da natureza, vem da mistura, da explosão que é ser mulher”.  A empreendedora diz ter aprendido muito em sua vida, e todos os dias na realidade são de aprendizado.

Sobre o legado pretende deixar como empreendedora, Carla disse acreditar que é o de se fazer tudo com amor e cuidado. Da mesma maneira que ela pensava quando era criança. “Este é o segredo para se acordar sorrindo todos os dias.”

Raio X das franquias do empreendimento de Carla Atanázio Vetorasso

Executiva Lenora

Investimento Inicial: R$19.900,00

Taxa de franquia: R$12.900,00

Área para o ponto: Home

Faturamento bruto mensal: R$30.000,00

Royalties: R$ 440,00

Taxa de publicidade: R$ 440,00

Lucratividade média sobre o faturamento: 33%

Prazo de retorno do investimento: 06 MESES

Prazo de contrato de franquia: 03 a 05 ANOS

Quiosque Lenora

Investimento Inicial: R$109.000,00

Taxa de franquia: R$30.000,00

Área para o ponto: 9 a 12 m²

Faturamento bruto mensal: R$69.600,00

Royalties: R$ 880,00

Taxa de publicidade: R$ 440,00

Lucratividade média sobre o faturamento: 12%

Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 MESES

Prazo de contrato de franquia: 05 ANOS

Loja Lenora

Investimento Inicial: R$159.000,00

Taxa de franquia: R$40.000,00

Área para o ponto: 45 a 60 m²

Faturamento bruto mensal: R$ 99.754,00

Royalties: R$ 880,00

Taxa de publicidade: R$ 440,00

Lucratividade média sobre o faturamento: 12%

Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 MESES

Prazo de contrato de franquia: 05 ANOS

Fonte: http://www.portalrosachoque.com.br/noticias/1700/jovem-empresaria-lanca-nova-rede-de-joias-e-semijoias-de-olho-nas-microempreendedoras/