QUAL É O PAPEL DA ASSESSORIA DE IMPRENSA?

Como já dizia o “Velho Guerreiro” Chacrinha: – “Quem não se comunica, se trumbica”. Esta, sem dúvida alguma, é uma das frases mais sábias que conhecemos.

Desde os primórdios da imprensa, os jornalistas contaram com “fontes” seguras que sempre lhes mantiveram informados sobre tudo o que acontecia. Mesmo dentro do jornalismo investigativo, sempre houve e haverá alguém que vai passar informações à imprensa.

Com a evolução da informação e a rapidez da comunicação, foi necessário profissionalizar as “fontes”, transformando-as em profissionais sérios, jornalistas também, que ficam do outro lado, prontos para dar todas os dados necessários para que uma matéria seja completa e bem feita.

Hoje, as “fontes” são conhecidas como assessores de imprensa, que têm como missão, enviar notícias sobre seus clientes aos mais diversos tipos de mídia, seja escrita ou eletrônica.

Mas, as coisas não são tão fáceis como parecem. Nem sempre o repórter de determinado veículo vai concordar que aquela notícia, que consideramos maravilhosa, seja realmente boa. É preciso ter paciência, perseverança e, acima de tudo, manter nossas fontes informadas sobre tudo o que acontece, com o intuito de facilitar um pouco as coisas.

Tendo em mãos material de trabalho, o assessor de imprensa tem como manter o jornalista informado sobre as coisas que acontecem com seu cliente (que pode ser uma pessoa, empresa, produto etc.). Estas informações poderão ou não ser usadas, dependendo de vários fatores, que vão do interesse real por um assunto interessante até sorte simplesmente.

Milagres não existem. Algumas vezes assuntos que achamos interessantes não vão chamar a mínima atenção dos jornalistas, mas, o mais importante é que a informação chegou até a redação do jornal. Desta vez, a sugestão não será utilizada, mas outras oportunidades virão e o nome já terá sido registrado.

Juntos, poderemos fazer desta uma marca ainda mais forte e conhecida. Para isso, necessitamos nos comunicar. Este é o papel da assessoria de imprensa – ser uma “fonte” para os jornalistas, levando as notícias até eles para, finalmente, estabelecer a boa comunicação. O crescimento é uma consequência disso.

Lucky Assessoria de Comunicação

 

top