Seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem? Complemento escolar contribui no diagnóstico e tratamento

A proposta da tutoria multidisciplinar auxilia alunos a se desenvolverem melhor nos estudos

Desde um aluno com falta de atenção, desmotivação nos estudos e dificuldade de aprender matérias como matemática e português, até aquele diagnosticado  com transtornos de aprendizagem (educação especial e escola inclusiva),  com diagnósticos clínicos, como TDAH, TDAH, Dislexia, entre outras comorbidades,  cada indivíduo deve ser tratado como único e, sobretudo, com acolhimento e empatia. Com uma proposta educativa e não de intervenção clínica, o trabalho de tutoria multidisciplinar tem por objetivo observar atentamente as dificuldades de cada ser e é uma saída para crianças e adolescentes que apresentam qualquer tipo de dificuldade de aprendizagem.

Segundo a coordenadora pedagógica da Tutores, Sueli Adestro, a tutoria multidisciplinar integrada não faz o diagnóstico clínico, mas atua com parceiros e propõe soluções. “Dentro de nossa proposta pedagógica, realizamos uma avaliação diagnóstica personalizada do aluno e uma entrevista com os pais ou responsáveis para então dar início às aulas. Após cada aula, há um relatório que permite levantar hipóteses sobre as dificuldades observadas.  Posteriormente, se necessário, fazemos o encaminhamento para os nossos parceiros multidisciplinares, exemplo, fonoaudiólogos, psicólogos, neuropsicopedagogos, neurologistas e pediatras”, explica.

No caso de diagnóstico de um transtorno, dependendo da natureza e se houver comorbidade (mais que um transtorno) muito provavelmente será necessário que a criança ou o adolescente seja encaminhado para mais de um profissional especialista para acompanhamento integral. No entanto, esse procedimento ajuda a fazer um diagnóstico bem investigado e reduz a margem de um diagnóstico indevido.

Sueli atenta ao fato de que muitos pais não procuram especialistas aptos à diagnosticarem seus filhos, e acabam tirando suas próprias conclusões embasadas em “achismo”  e tentando resolver sozinhos o problema. “Para cada caso, seja TDAH, Dislexia, Discalculia, Autismo (TEA), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Neurodesenvolvimento atípico, existe um profissional específico. Já algumas dificuldades são mais comuns e fáceis de tratar, como dificuldade com atenção e concentração, na organização pessoal, desorganização nos estudos, desmotivação, baixa autoestima, entre outros”.

Neste sentido, a educação multidisciplinar faz toda a diferença, devido aos vários olhares atentos sobre a dificuldade que o aluno apresenta.  “Não é somente a queixa trazida que importa para uma educação multidisciplinar. Esse processo oportuniza uma visão ampliada sobre o conhecimento, as dificuldades situacionais e reais do aluno”.

Segundo a especialista, a multidisciplinaridade implica em um conjunto de disciplinadas estudadas de maneira não-linear. Esse processo objetiva a construção de um conhecimento sólido e não correlato, permitindo assim um conhecimento não especializado, oportunizando uma visão ampliada sobre o conhecimento.

“Quaisquer crianças ou adolescentes precisam ser incluídos e aceitos em suas dificuldades e diferenças, afinal, este é o princípio norteador da inclusão,  assim como é necessário disponibilizar propostas criativas de uma didática que seja direcionada para as dificuldades deles. Portanto, a metodologia da escola, seguida de um programa de tutoria multidisciplinar, são os melhores e mais organizados ambientes para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem”, finaliza Sueli.

Sobre a Tutores

Além do reforço escolar e do programa de tutoria, a Tutores conta com um programa que desenvolve bons hábitos de estudo. Os alunos são orientados a gerenciar seu tempo, reconhecer seu estilo de aprendizagem, organizar o material escolar, preparar-se para provas, entre outras técnicas. O serviço de tutoria oferecido pela Tutores facilita o processo cognitivo das crianças e as auxilia em suas dificuldades de aprendizado.

A rede atende todas as disciplinas e níveis escolares, trabalha com uma visão multidisciplinar das necessidades de seus alunos e oferece tutorias, aulas particulares, cursos livres, passando pelo Ensino Fundamental I e II, o Ensino Médio, Superior, também orientando no TCC, até a terceira idade com o curso de inclusão digital. Também conta com preparatórios para o Enem, vestibular e concursos, além de aulas de português para estrangeiros.

Pertencente ao Grupo Multus – líder nacional no segmento de microfranquias, a Tutores conta atualmente com mais de 100 unidades em todo país.

Para saber mais, acesse: http://www.tutores.com.br/

Informações para a imprensa:

Lucky Assessoria de Comunicação

Adriana Guedes

(11) 5573-4777

lucky@luckyassessoria.com.br

www.luckyassessoria.com.br

 

Tags

top