É “degraus” ou “degrais”

Compartilhe:

Degraus ou degrais

Desvendando o plural de “degrau”

A língua portuguesa é um emaranhado fascinante de palavras e suas peculiaridades, e uma delas desperta curiosidade: o plural de “degrau.” Em meio às tentativas de pluralização, surge a forma “degrais,” porém, a norma gramatical correta é “degraus.” Vamos explorar essa singularidade linguística e descobrir os motivos por trás dessa resposta.
A explicação gramatical reside na terminação peculiar da palavra. Quando um substantivo termina em “-au,” como é o caso de “degrau,” a formação do plural segue a substituição de “-au” por “-aus.” Dessa forma, o plural correto é “degraus.”
Em meio às complexidades da língua, é possível encontrar variações, e o uso de “degrais” pode surgir em contextos informais, influências regionais ou até mesmo como um lapso linguístico. No entanto, é crucial reconhecer que essa forma não adere às regras gramaticais padrão.


Parece que o mais fácil seria mesmo usar Degrais não é mesmo? O plural de Degrau, como Degrais, é uma das palavras de mais pronunciadas de forma equivocada. Vamos ficar atentos não é mesmo? Curtiu nosso LuQuiz? Deixe a sua sugestão para os próximos enigmas, o que acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma reunião

Clique no botão abaixo para agendar uma reunião.

Mais recentes

“É cerimônia ou sermão?

“ Durante a cerimônia /sermão de batismo, a criança recebeu as bênçãos da comunidade cristã“ Utilizamos a palavra “cerimônia” em vez de “sermão” porque estamos

Leia mais »

Ao clicar em “aceitar”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Clique aqui para saber mais