É MUÇARELA OU MUSSARELA ?

Compartilhe:

Descobrindo a grafia correta

A verdade é que a maioria de nós aprendeu errado ou se acostumou a encontrar a palavra repetidamente escrita de maneira equivocada. A grafia correta é muçarela, com cê-cedilha, pois essa é a forma registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), publicado pela Academia Brasileira de Letras.

Mas por quê? Porque, nas palavras estrangeiras ( muçarela tem origem italiana, vem de mozzarella) que sofrem processo de aportuguesamento, o fonema /ce/, ao anteceder as vogais “a”, “o” e “u”, deve ser grafado com cê-cedilha, como ocorre nas aportuguesadas açaí, paçoca, açúcar e praça.

Afinal, seja qual for a forma escrita, a essência desse prato adorado permanece inalterada, unindo-nos em torno de uma paixão universal: a apreciação de uma boa pizza. E, na variedade de sabores que compõem nosso país, a pizza de queijo continua sendo a preferida, independentemente da grafia.

Se você curtiu esta exploração e está ansioso por mais curiosidades linguísticas, fique atento! Nas próximas semanas, continuaremos a desvendar aspectos fascinantes que permeiam nosso cotidiano.

Queremos ouvir sua voz! Se você tem sugestões, perguntas ou temas que gostaria ver exibidos no LuQuiz, sinta-se à vontade para nos enviar suas idéias..

Até o próximo Quiz, e que cada fatia de conhecimento seja tão deliciosa quanto uma boa pizza de muçarela. Estamos ansiosos para continuar essa jornada com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma reunião

Clique no botão abaixo para agendar uma reunião.

Mais recentes

“É cerimônia ou sermão?

“ Durante a cerimônia /sermão de batismo, a criança recebeu as bênçãos da comunidade cristã“ Utilizamos a palavra “cerimônia” em vez de “sermão” porque estamos

Leia mais »

Ao clicar em “aceitar”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Clique aqui para saber mais