É “onde” ou “aonde”

Compartilhe:

Onde e Aonde

ONDE OU AONDE?

As palavras “onde” e “aonde” são adequadas nos exemplos a seguir:

Onde:

Estático

Ex: Onde você mora?
Não sei onde coloquei minhas chaves.
Vamos decidir onde comer hoje à noite.

Aonde:

Movimento em Direção a um Lugar Específico:

Ex: Aonde você vai nas férias?
Aonde você está indo tão tarde?
Aonde você pretende viajar no próximo ano?

A palavra AONDE é um local em movimento, quando ONDE é um local estático, porém o uso de “onde” no lugar de “aonde” não é necessariamente considerado errado na linguagem coloquial. Na prática, muitas pessoas usam “onde” para indicar tanto um local estático quanto um destino em movimento, embora estritamente falando “onde” se refira a um local estático e “aonde” se refira a um destino específico em movimento.

Por exemplo, “Onde você vai?” e “Aonde você vai?” são duas formas da mesma pergunta, embora algumas pessoas considerem a segunda forma mais formal.

Entretanto, em situações mais formais ou acadêmicas, especialmente na escrita formal, é preferível usar “aonde” ao se referir a um destino específico em movimento, para seguir as regras gramaticais tradicionais. Portanto, enquanto o uso de “onde” no lugar de “aonde” pode não ser considerado estritamente errado na comunicação cotidiana, é importante estar ciente das diferenças para contextos mais formais.

Gostou? Nada como saber onde e como usar as palavras não é mesmo?
LuQuiz, realmente é a prova de que uma única letra ou palavra pode mudar tudo.
Sugestões para o próximo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma reunião

Clique no botão abaixo para agendar uma reunião.

Mais recentes

“É cerimônia ou sermão?

“ Durante a cerimônia /sermão de batismo, a criança recebeu as bênçãos da comunidade cristã“ Utilizamos a palavra “cerimônia” em vez de “sermão” porque estamos

Leia mais »

Ao clicar em “aceitar”, concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing. Clique aqui para saber mais