Ontem fui às compras com a minha vizinha, que é um bocado chalupa, diga-se de passagem. Entrámos no talho e ela pediu meio quilo de carne picada e umas iscas, enquanto eu aproveitei para levar uns carapaus fresquinhos. A senhora da peixaria ainda me tentou impingir um polvo, mas estava com um aspecto meio esquisito, parecia já ter ido ao São João e voltado!
Saímos dali e fomos à drogaria comprar lixívia e um esfregão novo, porque a minha sanita está uma lástima — parece que passou um grupo de motards por lá. E já que estávamos ali, comprámos uns rebuçados de mentol para o avô, que anda com tosse desde que apanhou corrente de ar ao sair de casa só de camisola de alças.
Depois fomos lanchar. Eu pedi um pão com chouriço e um sumol de ananás, e ela foi de bica curta com pastel de nata. Estava tudo uma delícia, até que ela tropeça num lancil e vai parar ao chão, resvés campo de ourique! Ajudei-a a levantar, dei-lhe uma lambada de leve nas costas pra desentalar o susto e seguimos.
No fim, ainda fomos à casa dela ver as fotografias das férias no Algarve, mas a televisão estava marada e tivemos que ver tudo no telemóvel com o som todo esganiçado.
E é isto. Um dia perfeitamente banal em Portugal. Ou talvez não. Porque se você entendeu tudo sem precisar de dicionário, parabéns: já pode pedir a cidadania portuguesa!
🇧🇷 Tradução e explicações
- Chalupa = Meia doidinha, meio excêntrica
- Talho = Açougue
- Iscas = Fígado fatiado (sim, tem gente que come isso por gosto)
- Carapaus = Peixes pequenos (tipo sardinha, mas com mais atitude)
- Impinge = Força a venda, empurra algo que você não quer
- São João = Festa popular (mas aqui usado como metáfora de aparência cansada)
- Drogaria = Loja de produtos de limpeza
- Lixívia = Água sanitária
- Esfregão = Esponja de cozinha
- Sanita = Vaso sanitário
- Motards = Motoqueiros (bad boys das estradas portuguesas)
- Rebuçados = Balas
- Corrente de ar = Vento (que segundo mães portuguesas causa todas as doenças)
- Camisola de alças = Regata
- Pão com chouriço = Pão recheado com linguiça
- Sumol de ananás = Refrigerante de abacaxi
- Bica curta = Café expresso bem forte
- Lancil = Meio-fio
- Resvés Campo de Ourique = Quase/quase/quase (expressão famosa que significa “por pouco”)
- Lambada = Tapinha (não confundir com o ritmo musical)
- Marada = Quebrada, com defeito
- Esganiçado = Com som agudo, irritante
O português é uma língua tão maravilhosa, que consegue ser duas línguas em uma só — e ainda mantém o mesmo nome.
Tem palavras que parecem inventadas, outras que a gente acha que entendeu, mas entendeu errado.
E no meio disso tudo, seguimos nos entendendo. Com sotaques, mal-entendidos e muitas risadas.
No fim das contas, se a língua portuguesa sobrevive a carapaus, chalupas, motards e sanitas, é porque ela é mesmo poderosa.