Momento ideal para divulgar a sua marca através de uma assessoria de imprensa
Sempre fui uma ferrenha defensora de que uma empresa de qualquer setor e qualquer porte deveria ter uma assessoria de imprensa. Claro que isso tem a ver com o fato de administrar uma agência de comunicação há 30 anos. Mas a intenção da dica não é para ganhar clientes novos. Eu realmente acredito que uma marca bem exposta tem a credibilidade necessária para crescer e se sustentar.
Os pequenos empreendedores correspondem a 99% das empresas brasileiras. Isso é muita coisa! Quase a totalidade! A grande questão é que excesso de informalidade, administração errada e falta de divulgação são fatores determinantes para o sucesso ou o fracasso. Para isso, a sanção da lei que cria o ministério focado nos pequenos, cria uma expectativa com relação ao apoio, incluindo o acesso a recursos financeiros.
Assessoria não vende, mas ajuda a vender
Uma assessoria de comunicação cria uma ponte muito bacana entre a marca e a imprensa, construindo uma imagem espontânea, que gera credibilidade em quem procura produtos e/ou serviços. Por consequência, vai fazer a empresa vender mais. Eu sempre digo: assessoria não vende, mas ajuda a vender.
Atualmente, esse trabalho aliado a mídias sociais inteligentes, geram o melhor resultado que alguém pode pensar. Unindo as duas forças, o nível de assertividade atinge uma força indiscutível. Quando a mídia fala de você, é como um atestado de uma marca séria e responsável. A tal da prova social que muita gente busca. Além de tudo, contratar uma empresa especializada pode ser mais barato que diversos tipos de publicidade. Tem que saber fazer as contas dos benefícios.
Muitas vezes, o jornalista está só esperando uma boa notícia chegar até ele. A luva se encaixa na mão. Já vi muitas organizações crescerem por conta da assessoria. Um texto bem escrito, uma mensagem bem passada ao público adequado é tiro certo. Só tem que cuidar para ter estrutura de atender à demanda gerada. A ousadia de aparecer tem que estar ligada à força de atender bem aos leads gerados.
Não é só dinheiro
Num mercado extremamente competitivo, esse pode ser o diferencial que destaca uma entre tantas marcas. O empresário tem que estar realmente disposto a crescer. Dessa forma, o investimento que não é alto como se pode imaginar e tem um excelente retorno. É claro que os valores vão depender de cada profissional. Por isso, vale a pena uma pesquisa séria do setor.
Não é só dinheiro. É simpatia, troca, interação. Faça uma lista de suas necessidades e discuta com um assessor. Veja se o que ele te propõe faz sentido para sua empresa, não apenas na questão financeira, mas como propósito mesmo. Ele vai conseguir conversar com seu público-alvo?
Propor contratos mais curtos para sentir a resposta pode ser uma solução bacana. Não existem garantias de matérias publicadas, mas um release bem direcionado, atualizado com o momento, tem muitas possibilidades de virar notícia. Nem que seja uma nota. O preço dessa contratação deve estar de acordo com suas possibilidades, mas deve ser levado em conta o profissionalismo de quem está sendo contratado. Não é um valor impagável e pode ser exatamente o que você procura para ver seu negócio brilhar, como sempre sonhou. Pense nisso.