O Que A Coca-Cola Tem A Ver Com A Sua Empresa?

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A Coca-Cola investe anualmente milhões em comunicação. Só você acredita que sua empresa não precisa de marketing

Top do top das marcas mais lembradas pelos consumidores brasileiros em todos os tempos, Coca-Cola não deve mais investir em comunicação e marketing, não é mesmo? Quanto engano… Enquanto você, na primeira necessidade de corte, manda embora sua assessoria de imprensa e para de fazer marketing, a multinacional de bebidas inova e encanta a cada ano, conquistando cada dia mais apreciadores e influenciando o mundo.

Acabei de ver a informação de que, pelo 12º ano seguido, a empresa de refrigerantes é a mais presente nos lares brasileiros. Essa pesquisa foi feita pela Kantar, através do relatório Brand Footprint 2024, que mede as famílias que compram determinados produtos e qual a frequência dessas compras.

Mas, como chegar a esse resultado, se não houver comunicação? Se a empresa não espalha aos quatro ventos as novidades e se faz sempre lembrada? Atuando há mais de 25 anos nessa área, confesso que ainda me surpreendo com a quantidade de empresas que não trabalham com assessoria de imprensa.

Pensam que só o boca-a-boca resolve, que investir em comunicação é desperdício, bobagem, artigo de luxo. Quanto engano. Depois reclamam que não crescem, que a expansão do vizinho é muito mais próspera. Aliás, essa mania de achar o gramado do vizinho mais verde é a mais pura preguiça de regar seu próprio gramado. Cobiçar o sucesso do outro é mais fácil.

Investir em assessoria de imprensa é trabalhar na imagem de sua empresa, fazer com que ela se torne conhecida, de maneira positiva. Que esteja em evidência, por transmitir o que faz, da maneira correta. Que seu público-alvo seja fisgado por suas novidades e por tudo o que você representa no mercado. É ser “googado” e estar em matérias que influenciam quem te interessa.

Mas, no primeiro revés, é isso que se corta. É o marketing, a comunicação com o cliente… Como se espera recuperar de uma crise sem aparecer? Então, sempre que tiver uma dúvida sobre onde colocar seus investimentos, lembre-se sempre da Coca-Cola. Recorde-se que ela sempre aparece e, por isso, cresce… e como cresce.

Tudo bem que a Coca-Cola tem um fascínio especial. Mas encante também seus clientes com boas notícias, promoções, novidades, cases de sucesso. Através de bons textos e veículos adequados, você atinge seu objetivo, como uma flechada certeira, milimetricamente lançada.

Pesquise o mercado, veja como se mostra sua concorrência, peça indicações de profissionais sérios, que entendem de seu ramo de atuação. E não os descarte na primeira dificuldade. Entenda de uma vez: quem não é visto, não é lembrado. Ponto final.

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